segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Receita do macacãozinho FOFO!

Macacão colorido para bebê de 0 a 3 meses.

2 novelos de lã branca;
1 novelo de cada cor: azul claro, verde claro, amarelo claro e lilás; Se as lãs escolhidas forem finas, use o fio duplo.
Agulhas de tricô 4 e 5.

P. Fantasia:

1ª, 3ª e 5ª carr. (avesso) em ponto t.

2ª carr. (direito) em ponto t.

4ª carr (direito) em ponto m.

6ª carr. (direito) em p. t. mudando a cor, conforme a ordem: Azul, amarelo, verde e lilás.


O macacão é feito numa peça só:
Começa-se por uma das pernas: montar 34 pontos na ag. n º 4e tricotar em barra 1/1 por 6 cm, distribuindo 34 aum. Na última carr. Passar para a ag. n º 5 e tricotar conforme a ordem das cores, como segue abaixo, por 18 cm. Deixe essa perna à espera e faça a outra igual. Estando as duas pernas na mesma altura, reuni-las na mesma agulha montando entre elas 4 pontos, continue seguindo a ordem das cores por 36 cm do começo.
Rematar de cada lado, a 34 pontos da borda, 4 pontos para as cavas. Deixar todos os pontos a espera.
Faça as mangas: montar na ag. n º 4 , 32 pontos e tricote em barra 1/1 por 3 cm. Passe para a ag. n º 5 e tricote, seguindo a ordem das cores até 15 cm. da alt. total, coincidindo que a última cor da manga seja a mesma do macacão para dar continuidade. Deixe a espera e, faça a outra manga igual.
Colocar as mangas no lugar dos pontos arrematados para a cava do macacão. Continue tricotando, continuando as ordens das cores e, a direita do lado direito, faça 4 aum. Para o abotoamento do macacão. Siga as carreiras da pala como segue:
1ª, 3ª e 5ª carr. (avesso): em tricô;
2ª carr. (direito): em tricô;
4ª carr. (direito): em meia;
6ª carr. (direito ): 3 t., *2 pj. Em t.*(75 v.), 3 t.;
7ª carr. (avesso): em t.
8ª carr. (direito): em t.
9ª e 11ª carr. (avesso): em t.
10ª carr. (direito): em m.
12ª carr.: em t. , distribuindo 11 dim.
13ª carr.(avesso): em t.
14ª carr.(direito): em t.
15ª e 17ª carr.(avesso): em t.
16ª carr. (direito) em m.
18ª carr.(direito): em t., distribuindo 11 dim.
19ª carr. (avesso): em t.
20ª carr.(direito): em t.
21ª carr.(avesso): em t.,distribuindo 11 dim.
Rematar os pontos restantes.

Modo de montar:

Montar os pontos na entreperna da frente, com o fio branco e ag. nº 5, e tricotar em barra 1/1. Na 3ª carr., distribuir 5 casas (laç., 2pontos juntos) a intervalos regulares. A 1,5 cm. rem. Acompanhando os p.
Fazer o mesmo na entreperna das costas, sem as aberturas das casas. Pregar 5 botões na entreperna das costas. Pregar 2 botões na abertura das costas no remate do lado direito, faça a abertura para as casas alargando o intervalo entre 2 pontos.
Costurar a manga a cava.
Obs.: Pode-se usar o rosa em vez do lilás e/ou alternar o branco entre cada uma das cores,] ou ainda após a sequência das cores (azul, amarelo, verde, lilás, branco, azul...) conforme o modelo original.

2 comentários:

Narinha Nascimento disse...

Olá amiga! O seu blog está ficando muito bom. Adorei o macacãozinho, apesar de não fazer tricô à mão, eu agradeço pela receita, pois tenho uma amiga que vai adorar! Tenha uma ótima semana! Beijos!

Cida Martos disse...

Estela! Vim pegar a receita do macacãozinho e conhecer seu Blog, que está ficando muito bom! Continue a postar seus trabalhos que são lindíssimos!! Parabéns e Obrigada. Beijocas.