quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Epiphyllum oxipetalum - um cacto-orquídea ou uma orquídea-cacto?


Esta semana, ganhei um presente!

A quase dois anos, ganhei um galhinho de uma cactácea muito linda, até então, pouco sabia a respeito dela, apenas que sua flor é belíssima e que abre apenas durante uma noite e amanhece morta.
Pesquisei na internet sobre esta flor tão maravilhosa, tão linda e tão exótica como uma orquídea. Ela é conhecida popularmente de "Dama da noite" mas há um arbusto com o mesmo nome, que tem um perfume muito forte e característico e, apesar das duas serem conhecidas pelo mesmo nome, elas não tem nada mais em comum...Na verdade, ela é mais que uma dama - ela é uma verdadeira "Rainha da Noite", como é conhecida nos EUA, uma Orchid cactus, ou seja, um cacto-orquídea ou orquídea-cacto...tanto faz a nomenclatura que se queira usar, essa minha linda flor é da família das Epiphyllum, originárias principalmente da América Central, mas algumas espécies são encontradas também na América do Sul. A minha é uma Epiphyllum oxipetalum.
G
anhei uma outra epiphyllum, sei que sua flor é semelhante a oxipetalum, mas que é vermelha. Ela ainda não floresceu, então, ainda não consegui saber como ela é para saber quem realmente ela é.rsrsrs
Enfim, esta minha "Rainha da Noite" flo
resceu por 2 noites seguidas! Foi um verdadeiro presente, eu e meu marido ficamos acompanhando seu desabrochar até onde conseguimos (23 hs) depois disto o sono foi mais forte...não conseguimos mais acompanha-la, e logo cedinho quando fui ve-la já estava murcha...
Acho que ag
ora estou me tornando uma "epiphylófila" rsrsrs...
Sei que el
a pode ter um número enorme de florescências numa única noite. Apesar de ter cuidado de forma inadequada, ela conseguiu sobreviver e florescer. Agora sei que ela precisa é de muita luz, mas não de sol direto: haviam me dito que ela gostava de sol...suas folhas estão amareladas...coitadinhas!
Vou transplanta-las num vaso mais adequada, com um solo mais arenoso e rico em materiais orgânicos...e, claro, vou procurar adquirir novas epiphyluns, quem tiver e quiser trocar comigo!

Tenho certeza que logo, logo postarei aqui as fotos tanto desta minha vermelha que ainda não floresceu, como da minha oxipetalum carregada de muitas lindas flores numa única noite! Nossa! Vou fazer uma festa neste dia!
Todos já estão convidados!

7 comentários:

Narinha disse...

Feliz Dia Internacional Da Mulher!!!! beijos!!!!

Anônimo disse...

Olá, essa planta faz parte da família Cactácea. A morfologia da parte floral de orquídea é muito diferente dessa flor linda que você nos mostra.

Parabéns pelo presente, é muito bonita essa planta.

Bjs
Fátima Caires

Anônimo disse...

Ola,
eu tenho uma cactacea destas.Custei a desobrir o nome,aqui(rs) chamam de flor do baile.
A minha esta plantada no patio,pleno sol,e floresce maravilhosamente.Duas a tres safras por ano.No verão são duas safras.Para anexar as fotos como faço?

Estela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Estela disse...

Olá!
Voce não me deixou nenhum contato, nem seu nome ou email...
Não sei se dá para terceiros postarem no blog, mas se você puder me mandar umas fotos da sua flor para o meu email eu coloco aqui no meu blog.
Meu email é estelamspacheco@gmail.com
Aonde você mora? por este nome eu ainda não tinha ouvido chamar esta flor.
Beijos!

Socorro disse...

Olá amada! bom dia! olha, tem um selinho em meu blog pra ti, passa lá e pega? bjus

Joaquim Alves de Oliveira Filho disse...

Parabéns pela sua planta, ela está linda. Realmente o que mais impressiona é a expectativa que ficamos para testemunhas a abertura de suas pétalas, que só ocorrem à noite. E quando acontece...é extraordinário, o visual e o perfume. Veja algumas fotos que tirei da minha Dama Da Noite - Cacto Epiphyllum em:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-244875432-dama-da-noite-cacto-epiphyllum-01-muda-apenas-r-2990-_JM#UNDO_ACTION=f85d442e-66b1-471d-9b7e-4183cf6101da

Abraços// Joaquim